Curso de Formação

Formação em Drives Vocais

Curso de extensão universitária

Para professores de canto e técnica vocal, preparadores vocais, vocal coachings, voice producers, fonoaudiólogos, otorrinolaringologistas, vocologistas e cantores de modo geral.

Distorções Vocais: Um Olhar Inovador e Científico

Por muito tempo, as técnicas de distorção vocal, conhecidas como drives, foram negligenciadas pela pedagogia vocal tradicional, muitas vezes associadas a práticas prejudiciais à saúde vocal. Aqui, na UNIACEV, acreditamos no poder expressivo dos drives e, por isso, desde 1996 nos dedicamos a construir uma abordagem inovadora para o seu estudo e ensino.

Nossa Missão:

Reconhecendo a importância dos drives no canto contemporâneo, presentes em vários dos gêneros e subgêneros, desenvolvemos uma metodologia que une a ciência da voz à prática musical, permitindo que cantores explorem essas técnicas com segurança e expressividade.

O que são Drives Vocais?

Os drives vocais são efeitos ou ornamentos que adicionam textura e personalidade à voz cantada, assim como vibratos, melismas dentre outras técnicas. Eles se caracterizam pela “quebra da frequência fundamental” da voz e pela “quebra de continuidade do fluxo de ar”, em ambos os casos, resultando numa fonação distorcida. E embora presentes em diversas culturas, os drives muitas vezes foram considerados inadequados e prejudiciais por uma visão mais conservadora do canto.

A Ciência a Favor da Voz:

Graças aos avanços científicos das últimas décadas, muitas ideias errôneas sobre os drives vocais foram desmistificados. E hoje já sabemos que é possível utilizá-los com segurança e eficácia, desde que com a técnica correta e o conhecimento adequado.

Nosso Compromisso:

Com base nesses avanços, a UNIACEV se dedica a sistematizar e fundamentar cientificamente o estudo e ensino dos drives vocais, instrumentalizando cantores e profissionais da voz a explorarem todo o potencial expressivo dessas técnicas, sem comprometer a saúde vocal.

Nossa abordagem inovadora e cientificamente embasada permite que você domine os drives vocais com segurança e expressividade, abrindo novas possibilidades para sua performance e sua carreira musical.

Metodologia: Antropofisiologia Vocal para o Canto Contemporâneo

Cantar é uma arte rica e diversificada. Cantar música erudita é diferente de cantar reggae, flamenco, heavy metal ou música tradicional gaúcha. No entanto, mesmo com essa diversidade, as pedagogias vocais tradicionais muitas vezes não atendem plenamente às necessidades do canto popular contemporâneo, que exige técnicas específicas e adaptadas a cada estilo.

É crucial que os professores de canto constantemente atualizem suas metodologias. A pedagogia vocal contemporânea deve incorporar aspectos fisiológicos e biomecânicos relacionados a cada estilo vocal. Dessa forma, podemos oferecer intervenções mais eficazes no ensino e aprendizagem da técnica vocal, ajudando os alunos a atingirem seus objetivos estéticos com eficiência e saúde vocal.

Os maneirismos vocais que muitos cantores desenvolvem de forma intuitiva não devem ser vistos apenas como problemas a serem corrigidos. Ao contrário, eles fazem parte de um processo mais amplo de desenvolvimento vocal. A compreensão dessa relação é fundamental para a educação vocal moderna, permitindo que professores apoiem os alunos em sua jornada artística.

Ao olharmos para a história do uso da voz humana na arte, percebemos que as estéticas vocais surgem antes das técnicas vocais. Estilos tradicionais e populares, que emergem de contextos sociais e culturais, devem ser preservados e aperfeiçoados por meio de técnicas adequadas. A mistura de culturas resultante da migração e da globalização também enriquece a paleta vocal, apresentando novas estéticas e possibilidades.

A Antropofisiologia Vocal une estudos antropológicos à fisiologia e biomecânica vocal. Essa combinação oferece um entendimento profundo de que a fonação cantada é uma intersecção dinâmica de esquemas vocais variados. A capacidade de um cantor de ajustar sua voz depende da integração consciente entre musculatura vocal e estruturas de ressonância.

Com essa metodologia, exploramos todos os estilos de canto e possibilidades vocais, promovendo um ambiente inclusivo. A Antropofisiologia Vocal é uma pedagogia fenomenológica que reconhece a voz humana como moldável e adaptável. A identidade vocal não é algo fixo, mas o resultado de um fenômeno biopsicossocial, construído através do ato de cantar e das experiências individuais de cada cantor.

Essa abordagem inovadora expande as possibilidades estéticas e técnicas, permitindo que cantores desenvolvam suas vozes de forma segura e expressiva, adaptando-se às diversas demandas do canto contemporâneo. Assim, a Antropofisiologia Vocal transforma o aprendizado vocal, proporcioando um entendimento abrangente e profundo das técnicas necessárias para cada modalidade vocal.

É necessário conhecimento prévio?

Não é preciso conhecimento prévio de canto ou técnica vocal para fazer o curso. Mas certamente seria ainda mais enriquecedor se paralelamente ao curso, o interessado estivesse envolvido de alguma maneira com a prática do canto (ou aulas regulares de canto, ou ingresso numa banda, ou num coro, ou simplesmente praticar o canto regularmente ainda que sozinho, com karaokê, por exemplo).

Qual modalidade escolher?

Nossos cursos de formação possuem três modalidades para você escolher, são elas: Presencial Extensivo (20 meses de aulas), Híbrido Extensivo (20 meses de aulas) e EaD Extensivo (20 meses de aulas), você pode escolher a modalidade que mais se adequa ao seu estilo de aprendizado!

Tem Interesse?

Após preencher o formulário abaixo você receberá o cronograma, valores e conteúdo do curso em seu Whatsapp.

FDV 2025

O que dizem nossos alunos

Conheça seu Professor

Fazer o curso Formação em Drives Vocais é estudar diretamente com o responsável pela atual fundamentação teórico-metodológica no/do processo de ensino-aprendizagem das técnicas de voz distorcida no Brasil e grande parte da América do Sul, fundador e principal expoente da Antropofisiologia Vocal: Prof. Ariel Coelho.

Ariel Coelho

CEO UNIACEV

Prof. Ariel Coelho é pesquisador em voz cantada desde a década de 90, conferencista em congressos nacionais e internacionais sobre voz cantada, fundador e principal expoente da Antropofisiologia Vocal, sistematizador da atual fundamentação teórico-metodológica do processo de ensino-aprendizagem das técnicas de voz distorcida (também conhecidas como drives vocais) na América Latina e em alguns países da América do Norte e da Europa; Cantor profissional há 34 anos, multinstrumentista, professor de canto e técnica vocal há 29 anos, fundador e CEO da Universidade Corporativa de Canto Contemporâneo (UNIACEV), fundador e presidente da Liga Iberoamericana de Pedagogia Vocal (LIPV), membro da The Voice Foundation (EUA), da Pan American Vocology Association (PAVA), da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), da Fundação Otorrinolaringologia (FORL), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Associação Brasileira de Canto (ABCanto) e da Associação Brasileira de Professores de Canto (PROCANTO); professor-convidado do Núcleo de Excelência em Canto da Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES/ES), do Curso de Atualização em Voz Profissional Cantada do Instituto de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço (IOCP) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Paulo/SP (UNIFESP/SP), do Conservatório e Faculdade de Música Souza Lima (SP), do Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel/RS), da EXPO World Voice Teachers (Europa) e do Modern Vocal Training Institute (Espanha); Professor do curso de pós-graduação em Voz da Universidade São Caetano do Sul (SP e BA), do curso de pós-graduação em Pedagogia Vocal da Faculdade Santa Marcelina (SP), do curso de pós-graduação em Canto Crossover (Instituto Alpha/ES), do curso de pós-graduação em Voz e Fala (Instituto Alpha/ES), do Diplomado em Voz Professional do Vocology Center (Colômbia), do Diplomado em Vocologia da Universidad de los Andes (Chile); Coordenador da pós-graduação em Canto Rock: Da Teoria aos Palcos (Conservatório e Faculdade de Música Souza Lima, SP); Coorientador de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) do Cursos de Graduação em Fonoaudiologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), bem como dos Cursos de Especialização em Canção Popular: Criação, Produção Musical e Performance (Faculdades Santa Marcelina/SP) e Fundamentos em Voz (Unyleya); Cursou Canto no Conservatório de Música da Universidade do Sul do Estado de Santa Catarina (UNISUL/SC), tendo sido preparador vocal do Coral Universitário UNISUL; É graduado e pós-graduado em Psicologia (ênfase em Psicologia Clínica, Filosofia da Ciência, Antropologia Filosófica, Epistemologia, Ontologia e Neurociência), pós-graduado em Ciências Criminais, em Metodologia do Ensino Superior, em Fisiologia do Exercício e em Saúde e Medicina Integrativa, mestre em Tecnologias Emergentes em Educação (MUST University – EUA) e doutorando em Antropologia (Bircham International University – Espanha).

O que os alunos dizem sobre o curso

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Shams W.Pawel Founder & CEO of XpeedStudio

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Com mais de 27 anos de experiência, somos pioneiros no ensino das distorções vocais no Brasil e no canto contemporâneo, com uma metodologia única. Faça hoje mesmo sua matrícula!